Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Navio norte-americano atacado na Jordânia

Dois navios da Marinha de guerra norte-americana partiram esta sexta-feira do porto jordano de Aqaba, depois de uma das embarcações ter sido quase atingida por dois 'rockets' lançados quando ainda estava atracado.
19 de Agosto de 2005 às 10:19
Os projécteis passaram por cima da proa do USS Ashland indo embater contra p telhado de um armazém das redondezas. Em consequência deste ataque um soldado jordano morreu e outro ficou ferido. Ainda se desconhece a origem dos 'rockets'.
Os navios norte-americanos ali estacionados têm feito, nos últimos dias, exercícios conjuntos com a Marinha jordana.
ATAQUE CONTRA AEROPORTO ISRAELITA
Por seu lado, a polícia israelita confirmou que um míssil "Katyusha" foi disparado a partir da Jordânia contra o aeroporto de Eilat, uma estância turística israelita junto ao Mar Vermelho, mas não explodiu. O porto de Aqaba e o aeroporto de Eilat distam cerca de 15 quilómetros.
O ministro da Defesa israelita, Shaul Mofaz, afirmou que "os ataques tiverem como objectivo atingir tanto o lado israelita como o lado jordano".
ACÇÃO REIVINDICADA
Ao início da tarde desta sexta-feira, um grupo armado vinculado à rede terrorista Al-Qaeda, as Brigadas Abdulah Azzam, reivindicou os dois ataques com mísseis efectuados esta manhã contra o porto de Aqaba, na Jordânia, e o aeroporto de Eilat, em Israel, que causaram a morte de um soldado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)