Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Netanyahu mais perto de formar governo

O líder da oposição israelita Benjamin Netanyahu está mais perto de vir a formar Governo, depois de esta quinta-feira ter recebido o apoio expresso de Avigdor Lieberman, líder do partido de direita radical Yisrael Beiteinu.
19 de Fevereiro de 2009 às 10:09
Benjamin Netanyahu e Tzipi Livni reclamam ambos o direito a formar governo
Benjamin Netanyahu e Tzipi Livni reclamam ambos o direito a formar governo FOTO: d.r.

Lieberman afirmou, em declarações transmitidas pela televisão, na presença do Presidente do país, Shimon Peres, ser favorável a que Netanyahu formasse Governo, colocanmdo como condição que o líder do Likud (também de direita) forme uma coligação mais alargada.

Também esta manhã, os trabalhistas e o Meretz, de esquerda, anunciaram que não recomendariam a Shimon Peres qualquer candidato para chefiar a formação de executivo.

Netanyahu e a líder do partido de centro-esquerda Kadima, Tzipi Livni, reclamam o direito de formar Governo, não tendo nenhuma das formações conseguido resultados suficientes nas eleições de 10 de Fevereiro para definir autonomamente o novo Executivo israelita.

O Presidente israelita deverá anunciar no próximo fim-de-semana uma decisão sobre quem indigitará para formar o novo Governo de coligação, depois de ter iniciado ontem as consultas com os partidos que ganharam representação parlamentar.

 

Ver comentários