Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Kailash Satyarthi é herói da luta contra trabalho infantil

Laureado com Prémio Nobel é um ativista da sociedade civil.
Lusa 10 de Outubro de 2014 às 11:54
Kailash Satyarthi, de 60 anos, é natural de Vidisha, no estado indiano de Madhya Pradesh
Kailash Satyarthi, de 60 anos, é natural de Vidisha, no estado indiano de Madhya Pradesh FOTO: Getty Images

O indiano Kailash Satyarthi, distinguido esta sexta-feira com Nobel da Paz juntamente com Malala Yousafzai, é um símbolo da luta contra o trabalho infantil no mundo, mas particularmente no seu país, um dos mais atingidos pelo problema.

Presidente de uma organização não-governamental que luta contra a exploração infantil, Kailash Satyarthi, de 60 anos, é natural de Vidisha, no estado indiano de Madhya Pradesh.

O laureado é um ativista da sociedade civil que, desde os anos de 1990, luta contra a exploração infantil, assumindo a presidência da organização não-governamental Marcha Global contra o Trabalho Infantil.

Liderou, em 1998, uma mobilização civil contra a exploração infantil que reuniu cerca de 7,2 milhões de pessoas e levou posteriormente à fundação da ONG Marcha Global, estando ainda ligado a outros movimentos e causas civis.

Abandonou a carreira de engenheiro e, nos últimos 25 anos, já conseguiu salvar dezenas de milhares de crianças e adultos mantidos em regime de escravidão, sobretudo em fábricas indianas, onde estavam em condições miseráveis e com longas jornadas de trabalho.

O seu trabalho foi premiado com vários galardões, entre os quais o prémio espanhol Alfonso Comin; o galardão internacional Frederic Ebert, na Alemanha; e o Prémio Internacional dos Direitos Humanos Robert F. Kennedy.

Organiza campanhas de consciencialização com protestos que seguem os modelos pacíficos de Mahtma Ghandi.

Kailash Satyarthi Nobel Paz Malala Yousafzai
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)