page view

Notícia da fuga de Cunhal da prisão foi censurada

Facto foi muito difundido no exterior.

27 de novembro de 2015 às 08:00

A notícia da fuga de Álvaro Cunhal e outros nove companheiros da prisão de Peniche em 1960 foi alvo de censura em Portugal, mas teve um grande impacto a nível internacional, escreve José Pacheco Pereira.

Segundo o historiador José Pacheco Pereira, que lança em dezembro o quarto volume da biografia política do histórico dirigente comunista Álvaro Cunhal, a censura impediu o conhecimento atempado dos acontecimentos, mas "o impacto internacional da fuga foi enorme".

"Da Europa às Américas e a África, do Congo Brazaville ao Peru, passando pela sensível imprensa brasileira, os jornais e as rádios noticiam o feito, conforme as suas simpatias políticas. A imprensa comunista exulta e a conservadora, em particular a espanhola, mostra preocupação", lê-se na obra que retrata, em 480 páginas, a vida de Cunhal e a história do Partido Comunista Português (PCP) entre 1960 e 1968.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8