Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Novas tarifas roaming na UE

O conselho de Ministros dos 27 estados-membros da União Europeia alcançaram um acordo sobre os custos do uso do telemóvel em ‘roaming’, estabelecendo como valores máximos, a cobrar pelos operadores, os de 49 cêntimos para as chamadas efectuadas semana no estrangeiro e 24 para as recebidas. O Parlamento Europeu aprovou esta quarta-feira em Estrasburgo, França, a regulação de preços que pretende pôr fim às sucessivas queixas dos consumidores.
23 de Maio de 2007 às 14:21
O novo tarifário deverá ser aplicado um ano após a entrada em vigor do novo regulamento, com data prevista para Julho próximo, sendo que os países efectuarão de forma gradual a descida dos preços para que os montantes a cobrar sejam, respectivamente, de 46 e 22 cêntimos, no segundo ano, e de 43 e 19 cêntimos, no terceiro ano.
Os operadores têm um mês para informar os seus clientes sobre as novas tarifas, podendo estes optar, num prazo de dois meses e sem qualquer custo adicional, qual o pacote que mais lhe satisfaça.
A Eurotarifa, aprovada pela esmagadora maioria dos deputados, será aplicada automaticamente caso o consumidor não faça uma escolha dentro do período estabelecido.
Em Portugal o valor do roaming varia entre os oito cêntimos e os dois euros por minuto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)