Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Novo foco de gripe das aves no Vietname

O Vietname anunciou esta sexta-feira que foi detectado um novo foco de gripe das aves na província de Bac Giant, a 70 quilómetros de Hanoi, cidade onde a epidemia já foi declarada em três concelhos.
4 de Novembro de 2005 às 09:14
“O presidente do comité popular da província declarou quinta-feira a existência da epidemia em três concelhos da nossa província”, afirmou um responsável do departamento veterinário na manhã desta sexta-feira.
As autoridades vietnamitas já abateram milhares de aves para tentar debelar a doença e nos três concelhos de Hanoi onde foi detectada doença foram impostas rigorosas medidas de controlo e quarentena. Refira-se que a revelação deste novo foco de gripe das aves no Vietname, surgiu no mesmo dia em que a China anunciou mais um caso da doença no país.
JAPÃO ABATE 180 MIL FRANGOS
Entretanto, o Japão anunciou esta sexta-feira que vai matar cerca de 180 mil frangos, depois de ter sido detectado sintomas da gripe das aves numa exploração no norte do país. O surto deu-se em Ibaraki, a nordeste de Tóquio, onde análises efectuadas a animais suspeitos concluíram que estes estiveram expostos a um vírus H5.
Ver comentários