Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Novo surto de gripe das aves na Coreia do Sul

As autoridades sanitárias da Coreia do Sul confirmaram, esta terça-feira, um segundo foco de infecção de gripe das aves numa quinta. Este é o segundo caso da doença detectado no país nos últimos três anos, depois de um primeiro caso ter sido confirmado no passado fim-de-semana.
28 de Novembro de 2006 às 10:11
Novo surto de gripe das aves na Coreia do Sul
Novo surto de gripe das aves na Coreia do Sul FOTO: d.r.
De acordo com o ministério da Agricultura, cerca de 600 galinhas morreram vítimas do vírus H5N1, a estirpe mais perigosa da gripe das aves, numa quinta situada a apenas três quilómetros do primeiro caso, na província de Cholla Norte, na região sudoeste do país.
Para já, as autoridades não têm qualquer informação que sugira terem ocorrido casos da doença entre as pessoas que estiveram em contacto com as aves infectadas nas duas quintas, que foram entretanto colocadas sob quarentena.
Devido a estes dois focos de infecção pelo vírus H5N1 – o primeiro foco causou a morte a cerca de 6.000 animais -, as autoridades anunciaram que vão ser abatidas cerca de 240 mil aves, tendo sido igualmente destruídos 6,6 milhões de ovos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)