Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Novo teste de triagem de tuberculose pode garantir tratamento mais rápido

Investigação pode poupar milhões de vidas.
Lusa 23 de Outubro de 2019 às 19:00
Tuberculose
Tuberculose FOTO: Getty Images

Uma equipa de cientistas baseada nos Estados Unidos criou um teste de triagem da tuberculose através de análise ao sangue dos pacientes em risco de desenvolver a doença, com resultados em meia hora e um custo de dois dólares.

A investigação, relatada hoje no boletim Science Translational Medicine, abre caminho ao diagnóstico da tuberculose de forma mais rápida e barata do que acontece hoje, poupando potencialmente milhões de vidas ao encaminhar os doentes para tratamento mais cedo.

"O nosso teste demonstrou uma sensibilidade de 86% e 69% de especificidade, muito próximo do que a Organização Mundial de Saúde pediu [90% e 70%] para um teste de triagem da tuberculose", afirmou o principal autor do estudo, Rushdy Ahmad.

Salientou que o teste conseguiu detetar a marca da doença em amostras de pacientes de três continentes diferentes, o que significa que "pode detetar muitas variantes do patogénico em amostras positivas ou negativas para o HIV, tornando-o aplicável à maior parte dos pacientes".

Para conseguir estes resultados, os investigadores criaram um processo que analisa os níveis combinados de quatro proteínas e um anticorpo que reage à tuberculose para identificar os doentes que estão em risco de ter a doença e precisam de diagnóstico e tratamento mais avançados.

Mais de dez milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de tuberculose, que mata mais de um milhão por ano, a maior parte em países com poucos recursos onde o diagnóstico é especialmente difícil, uma vez que os testes mais recentes requerem equipamento laboratorial que não existe.

O teste padrão, que utiliza amostras do muco das vias aéreas, é lento e não é suficientemente exato para garantir que todos os doentes são diagnosticados e tratados a tempo.

A Organização Mundial de Saúde apelou para a criação de um teste de triagem que use amostras de sangue e não de muco, para encaminhar as pessoas em risco para testes de diagnóstico

Saiba mais sobre esta doença no guia prático Médico em Casa, todos os dias nas bancas com o Correio da Manhã.

Sintomas
  • Tosse persistente 
  • Perda de peso e perda de apetite sem causa aparente
  • Febre (normalmente baixa)
  • Transpiração noturna
  • Expetoração com sangue
  • Cansaço fácil e falta de força
  • Dor no peito

Prevenção
A única prevenção eficaz é a vacinação com BCG. Em zonas em que seja relativamente frequente, as crianças são vacinadas logo nos primeiros meses de vida. Em alguns casos, os profissionais de saúde que tenham contacto frequente com esta doença poderão ter de ser igualmente vacinados.
Em caso de contacto com uma pessoa, na família ou local de trabalho a quem foi diagnosticada uma tuberculose pulmonar, é recomendável fazer um rastreio (prova tuberculínica e raio X ao tórax).

Como se trata
A pessoa deverá ser isolada num quarto hospitalar e realizar um tratamento com medicamentos antituberculosos (tuberculostáticos). A equipa hospitalar terá de usar material de proteção específico ao entrar no quarto. O doente só sairá do quarto quando estiver comprovado que já não está contagioso. 
Estados Unidos saúde doenças doenças contagiosas
Ver comentários