Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

NOVOS ASTERÓIDES REVELAM SEGREDOS CÓSMICOS

Um agrupamento de asteróides recentemente descoberto entre Marte e Júpiter poderá constituir uma importante chave para desvendar segredos da origem do Sistema Solar.
12 de Junho de 2002 às 21:37
De acordo com os cientistas do ‘Southwest Research Institute”, em Boulder, Colorado, EUA, o agrupamento descoberto tem 39 asteróides e sobre eles foi usado, pela primeira vez, um modelo computorizado, que permitiu determinar com precisão a data em que foram formados. É este o factor que faz da descoberta uma chave para compreender as origens do sistema.

Estes asteróides têm 5,8 milhões de anos de idade, o que faz deles os mais jovens asteróides conhecidos num Sistema Solar que já leva 4,5 mil milhões de anos de evolução. A maior parte dos asteróides conhecidos tem centenas de milhões de anos de idade.

O agrupamento de 39 asteróides nasceu da colisão de um corpo celeste num asteróide com 25 quilómetros de diâmetro. Os cientistas conseguem ter agora um contacto próximo com os efeitos da colisão, uma vez que em 4,5 milhões de anos, os asteróides estão ainda a manifestar a dinâmica do impacto que lhes deu origem.

“É quase como se tivéssemos encontrado um dinossauro vivo. Colisões definiram o que o Sistema Solar é, de uma forma fundamental. A maioria dos planetas cresceu por colisões”, comentou um dos cientistas envolvido nesta investigação, Harold Levison.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)