Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Obama assina primeira lei

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou esta quinta-feira a sua primeira lei, a Lei da Equidade Social, num acto oficial no qual participou a trabalhadora que, devido à sua denúncia, levou à alteração da legislação nacional.
29 de Janeiro de 2009 às 20:03
Obama assina primeira lei
Obama assina primeira lei FOTO: d.r.

A nova lei, que promove igualdade de pagamento entre homens e mulheres, e que fica conhecida como lei Lilly Ledbetter, o nome da trabalhadora, foi assinada em directo para as câmaras de televisão. Na assinatura, Obama foi acompanhado pelo seu vice-presidente Joseph Biden, pela secretária de Estado Hillary Clinton e pela própria Lilly Ledbetter, que se emocionou ao receber os aplausos dos presentes. 

Ledbetter foi supervisora na empresa de pneus Goodyear Tire e Rubber Company, em Gadsden, Alabama, e pouco antes de se reformar, em 1998, apercebeu-se de que, durante 15 anos, a empresa lhe pagou menos 40% do que aos seus colegas homens pelo mesmo tipo de trabalho.

Ledbetter, que ganhava 6.500 dólares menos que o supervisor com menor salário, processou a empresa por discriminação de pagamento, alegando foi uma decisão de seus supervisores que não ganhasse mais.

O tema é polémico no Congresso norte-americano e enfrenta oposição dos republicanos conservadores.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)