Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Obama chega a França

O Presidente dos EUA, Barack Obama, chegou esta sexta-feira a Estrasburgo, onde vai participar na cimeira da NATO que assinala os 60 anos da Aliança Atlântica e que se prevê que seja dominada pela questão do Afeganistão.
3 de Abril de 2009 às 11:03
Obama participa na cimeira da NATO pela primeira vez
Obama participa na cimeira da NATO pela primeira vez FOTO: d.r.

Em Estrasburgo, Obama será recebido pelo seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy. À tarde será a vez da chanceler Angela Merkel a fazer a recepção ao presidente norte-americano em Baden-Baden. Nesta cidade, realiza-se um jantar com os dirigentes que participam na cimeira, no qual as relações da NATO com a Rússia devem ser analisadas.

Portugal está representado na cimeira pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e pelo ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira.

Na agenda central da cimeira está a estabilização do Afeganistão. Obama propôs uma nova estratégia par o país e pediu apoio aos países membros da NATO, mas Sarkozy já anunciou que não irá enviar mais militares para aquele território.

CERCA DE CEM PESSOAS DETIDAS

Para proteger os líderes dos países membros da NATO, está montada uma gigantesca operação de segurança, com nove mil elementos das forças de autoridade nas ruas da cidade, que mesmo assim não impediram alguns confrontos na noite de ontem.

Cerca de 100 manifestantes foram detidos, depois de encapuçados, com bastões na mão, terem destruído paragens de autocarro, queimado caixotes do lixo e partido montras. A polícia respondeu com balas de borracha e gás lacrimogéneo.

Para amanhã está prevista uma enorme manifestação com dezenas de milhares de pessoas. O reforço policial vai ser reforçado para 25 mil elementos das forças de segurança nas ruas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)