Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Obama confirma retirada do Iraque

O presidente eleito dos Estados Unidos da América, Barack Obama, confirmou numa entrevista difundida ontem à noite pela estação de televisão CBS, a vontade de retirar as tropas norte-americanas do Iraque e de encerrar o centro de detenção de Guantanamo, em Cuba.
17 de Novembro de 2008 às 08:38
Barack Obama pretende retirar as tropas norte-americanas do Iraque num prazo de 16 meses, até ao Verão de 2010
Barack Obama pretende retirar as tropas norte-americanas do Iraque num prazo de 16 meses, até ao Verão de 2010 FOTO: d.r.

"Disse muitas vezes durante a campanha eleitoral que queria encerrar Guantanamo e vou fazê-lo”, afirmou Obama na primeira entrevista televisiva que concedeu após a sua vitória nas eleições presidenciais realizadas no passado dia 4 de Novembro.

No que diz respeito à guerra do Iraque, em que já perderam a vida mais de 4.000 soldados norte-americanos, desde o início da intervenção militar para depor o regime de Saddam Hussein, lançada em 2003, o presidente eleito também reiterou as promessas feitas durante a campanha.

“Disse durante a campanha, e mantenho essa posição, logo que assumir as minhas funções, chamarei o Estado-maior e os responsáveis da segurança nacional, para lançar um plano de retirada das nossas tropas", afirmou, acrescentando que a estratégia passará por reforçar a presença militar no Afeganistão.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)