Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Obama cria equipa para paz no Médio Oriente

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, anunciou este domingo que vai criar uma equipa para intervir no processo de paz do Médio Oriente "imediatamente" após a sua tomada de posse, no dia 20 de Janeiro.
11 de Janeiro de 2009 às 17:16
Obama cria equipa para paz no Médio Oriente
Obama cria equipa para paz no Médio Oriente FOTO: D.R.

'Estou a criar uma equipa que a partir de 20 de Janeiro possa contar com as melhores pessoas possíveis para  tratar de imediato do processo de paz no Médio Oriente', revelou Obama numa entrevista transmitida pela cadeia de televisão norte-americana  ABC.  

Segundo o futuro presidente norte-americano, a equipa 'ouvirá todos os intervenientes e vai elaborar uma estratégia  capaz de garantir que israelitas e palestinianos consigam concretizar as  suas aspirações”.  

Apesar de smpre evitado pronunciar-se sobre os conflitos em Gaza, Obama manifestou a convicção de que Israel tem o direito  de defender os seus cidadãos, como já havia declarado em Julho de 2008 quando visitou a região, durante a campanha presidencial.  

'Um dos princípios fundamentais de qualquer país é o dever de proteger  os seus cidadãos', declarou.

 

Questionado sobre como vai abordar o processo de paz no Médio Oriente, o presidente eleito foi vago e destacou os esforços desenvolvidos nesse sentido pelos seus antecessores,  George W.Bush e Bill Clinton.  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)