Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Obama nomeia 'número dois' do Pentágono para secretário da Defesa

Ashton Carter é um dos candidatos apontado com mais força.
Lusa 5 de Dezembro de 2014 às 12:21
Obama fará o anúncio a partir da sala Roosevelt da Casa Branca
Obama fará o anúncio a partir da sala Roosevelt da Casa Branca FOTO: Dan Peled/EPA

O presidente norte-americano, Barack Obama, vai propor o antigo 'número dois' do Pentágono Ashton Carter como novo secretário da Defesa, depois da demissão de Chuck Hagel na semana passada, anunciaram fontes da Casa Branca.

Obama fará o anúncio a partir da sala Roosevelt da Casa Branca às 10h00 locais (15h00 em Lisboa), acompanhado por Hagel e Carter, adiantaram as mesmas fontes, que preferiram manter o anonimato, citados pelas agências noticiosas France Presse e EFE.

Ashton Carter, 'número dois' do Pentágono entre outubro de 2011 e dezembro de 2013, é um dos candidatos apontado com mais força após a demissão de Hagel e, nos últimos dias, fontes oficiais já haviam confirmado a sua nomeação.

Com 60 anos, o especialista em segurança nacional tem uma longa carreira no Departamento de Defesa e recebeu a confirmação unânime do Senado em todos os cargos que desempenhou.

Licenciado em Física e em História Medieval pela Universidade de Yale, Carter recusou continuar como subsecretário da Defesa, há um ano, alegando motivos pessoais e porque, alegadamente, se sentia incomodado pelas ordens de Hagel, dadas as suas aspirações de alcançar o posto do seu superior.

Antes de ser o subchefe do Pentágono, Carter foi o responsável da compra de armas e também implementou o corte de orçamento que começou em 2012 e que reduzirá em 500 mil milhões de dólares numa década.

Caso seja confirmado pelo Senado, Carter substituirá Hagel, antigo senador republicano e veterano da guerra do Vietname, que renunciou a 24 de novembro, ao fim de menos de dois anos como secretário da Defesa.

Barack Obama Ashton Carter Chuck Hagel Casa Branca
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)