Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Hollande diz que Ocidente e Rússia devem "evitar novos muros"

"Temos de encontrar soluções juntos", disse o presidente francês a Putin.
Lusa 6 de Dezembro de 2014 às 14:41

A visita de Hollande realiza-se numa altura em que a Rússia é alvo de sanções europeias
A visita de Hollande realiza-se numa altura em que a Rússia é alvo de sanções europeias FOTO: Alexey Druzhiny/EPA

O presidente francês, François Hollande, disse este sábado ao homólogo russo, Vladimir Putin, que o Ocidente e a Rússia devem evitar que "novos muros" os separem, 25 anos depois da queda do Muro de Berlim.

"Penso que devemos evitar outros muros que nos venham separar. Temos de encontrar soluções juntos", disse o presidente francês, primeiro dirigente ocidental a visitar a Rússia desde o início da crise na Ucrânia, conflito na origem da maior crise entre o Ocidente e a Rússia desde o fim da Guerra Fria.

Vladimir Putin saudou uma "verdadeira visita de trabalho" que "vai permitir resultados e progressos".


"Há momentos em que temos de aproveitar as oportunidades", disse Hollande, recebido por Putin no aeroporto moscovita de Vnukovo, onde o presidente francês fez uma escala na viagem de regresso de uma visita de 48 horas ao Cazaquistão.


A visita de Hollande realiza-se numa altura em que a Rússia é alvo de sanções europeias pelo seu envolvimento no conflito ucraniano e também numa altura de tensão nas relações franco-russas devido à decisão francesa de suspender a entrega de navios de guerra encomendados pela Rússia.

O conflito entre o governo ucraniano e separatistas pró-russos do leste do país fez mais de 4.300 mortos e perto de um milhão de refugiados em oito meses, segundo as Nações Unidas.

François Hollande Vladimir Putin Rússia Muro de Berlim Ucrânia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)