Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Governo vai rever regras de acesso à reforma antecipada

Haverá uma diferenciação positiva para as carreiras mais longas.
Lusa 14 de Outubro de 2016 às 21:07
Governo vai permitir que profissionais com mais de 40 anos de serviço possam reformar-se com penalizações menores que as atuais
Governo vai permitir que profissionais com mais de 40 anos de serviço possam reformar-se com penalizações menores que as atuais FOTO: Getty Images

As novas regras de antecipação da idade da reforma vão entrar em vigor no próximo ano, privilegiando as carreiras contributivas mais longas, refere o relatório da proposta do Orçamento do Estado para 2017 (OE2017).

De acordo com o documento hoje entregue pelo Governo na Assembleia da República, "entrarão em vigor no regime geral de segurança social as novas regras de antecipação da idade da reforma, assegurando-se designadamente uma diferenciação positiva para as carreiras mais longas".

Em paralelo, "serão avaliadas as alterações ao fator de sustentabilidade e as respetivas consequências na atribuição das pensões de reforma", refere o documento do executivo.

O Governo repôs em março deste ano o regime transitório de acesso à pensão antecipada de velhice, permitindo o pedido de reforma antecipada aos trabalhadores com mais de 60 anos e, pelo menos, 40 anos de carreira.

Por essa altura, o ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, disse que as pessoas que pedem a reforma antecipada têm, nalguns casos, cortes que podem atingir os 60%, tendo anunciado que ao longo deste ano o executivo ia trabalhar para introduzir um regime alternativo menos penalizador para as carreiras contributivas mais longas.

A possibilidade de antecipação da reforma tinha sido suspensa em 2012 pelo governo PSD/CDS, mas em janeiro do ano passado o mesmo executivo publicou um decreto-lei que repôs temporariamente essa possibilidade, e que foi prolongado pelo Governo de António Costa.

Orçamento do Estado Governo Assembleia da República reformas antecipadas orçamento de estado
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)