page view

PS diz que não há tabu sobre a renegociação da dívida

Carlos César afirma que o debate deve ser articulado a nível europeu.

04 de novembro de 2016 às 18:54

O líder parlamentar do PS, Carlos César, disse esta sexta-feira não haver um tabu em torno de uma eventual renegociação dos juros da dívida portuguesa, vincando todavia que esse debate deve ser articulado a nível europeu.

Em Portugal e noutros países da União Europeia, afirmou o socialista, há "dividas muito elevadas e encargos muito penosos que comprometem recursos" que, no caso nacional, o Governo gostaria de "desviar para o crescimento económico e a melhoria da situação social e do estado social".

"Esse debate [renegociação dos juros] é um debate emergente no contexto europeu. O seu lugar próprio é no contexto multilateral europeu", declarou o também presidente do PS, que falava aos jornalistas no final da discussão e votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2017.

"Não vejo qual o tabu que há sobre a divida", prosseguiu Carlos César, que enalteceu a "postura sempre proativa" do executivo - em negociações internacionais - na defesa dos interesses portugueses.

E concretizou: "O Governo tem a seu crédito a forma vigorosa e eficaz com que tem defendido os interesses portugueses no contexto externo".

A proposta de Orçamento do Estado para 2017 e as Grandes Opções do Plano foram hoje aprovadas na generalidade pela esquerda parlamentar, com os votos favoráveis do PS, BE, PCP e PEV e contra do PSD e CDS-PP.

O deputado do PAN absteve-se na votação dos diplomas que, após aprovados, passarão à discussão na especialidade, em comissão, entre 07 e 18 de novembro. A votação final global está marcada para dia 29, após debates em plenário nos dias 24, 25 e 28.

O Orçamento do Estado para 2017 prevê um crescimento económico de 1,5%, um défice de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), uma inflação de 1,5% e uma taxa de desemprego de 10,3%.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8