Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Oito concelhos do país com risco elevado de incêndio

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou na quarta-feira sete incêndios.
26 de Junho de 2014 às 07:21

Oito concelhos dos distritos de Faro, Évora e Santarém apresentam hoje risco elevado do incendio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a página oficial do IPMA na internet, em risco elevado de incêndio estão os concelhos de Monchique, Silves, Loulé e Alcoutim (Faro), Borba e Estremoz (Évora) Mação e Sardoal (Santarém).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na quarta-feira sete incêndios, que foram combatidos por 104 operacionais, com o auxílio de 27 veículos.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões norte e centro, céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado até ao início da manhã no litoral, onde há possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca, tornando-se pouco nublado a partir do final da tarde. O vento soprará em geral fraco e prevê-se uma pequena descida da temperatura mínima no litoral.

Na região sul, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo a partir da manhã. O IPMA prevê uma pequena subida da temperatura máxima no interior.

Castelo Branco, Évora e Beja vão ser as cidades mais quentes do país, onde as temperaturas máximas vão rondar os 28 graus Celsius, em Faro são esperados 27, em Bragança 25, em Lisboa e Funchal 24, 23 em Angra do Heroísmo, Santa Cruz, Leiria, Coimbra, Viseu, Vila Real e Braga, enquanto no Porto são esperados 21.

incêndios Autoridade Nacional de Proteção Civil ANPC Portugal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)