Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

OMS alerta sobre risco de pandemia

O director-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Lee Jong-Wook, lançou um apelo, esta segunda-feira, para que todos os países se prepararem para enfrentar uma epidemia de gripe das aves (vírus H5N1) entre os humanos.
7 de Novembro de 2005 às 12:26
“Não sabemos quando, mas sabemos que acontecerá”, disse Lee em Genebra, na abertura de uma conferência internacional organizada pela OMS para definir uma estratégia global de luta contra a doença.
“Se bem que até agora não tenha havido uma epidemia entre os seres humanos, é claro que aparecerá”, advertiu o dirigente da OMS, acrescentando que o vírus H5N1 da gripe das aves já causou a morte a mais de 150 milhões de aves e a 63 pessoas, principalmente na Ásia, e tem grande capacidade para mudar.
Na conferência, que decorre até quarta-feira, participam outras organizações, como o Banco Mundial (BM) e a agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
Um responsável do BM estimou que o custo económico de uma eventual futura pandemia da gripe das aves será muito superior ao da Síndrome Respiratória Aguda (SRA) de 2003 no sudeste asiático, que causou 800 mortos e uma perda de 2% do PIB.
A gripe das aves apareceu em 2003 no sudeste asiático, onde se tornou endémica e atingiu 122 pessoas naquela parte do mundo, matando 62. A doença ameaça agora a Europa e mesmo o continente africano, seguindo a rota das aves migratórias.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)