Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Temperatura chega aos 35 graus no fim de semana

'Aviso Amarelo' nos próximos dias devido ao calor.
Lusa 22 de Julho de 2016 às 08:47
Temperaturas altas nos próximos dias
Temperaturas altas nos próximos dias FOTO: David Martins/Correio da Manhã

Onze distritos de Portugal continental vão estar sob 'Aviso Amarelo' entre sábado e segunda-feira, devido ao tempo quente, com temperaturas máximas acima dos 35 graus, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Évora, Porto, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob 'Aviso Amarelo' entre as 09:00 de sábado e as 06:00 de segunda-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O 'Aviso Amarelo' é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Manter o corpo fresco e hidratado

A Direção-Geral da Saude alertou esta sexta-feira a população para as elevadas temperaturas que se prevêem para os próximos dias, aconselhando as pessoas a manterem o corpo fresco e hidratado e a procurarem zonas de sombra ou climatizadas.

"Estamos preocupados com a população em geral, mas sobretudo com os grupos mais vulneráveis, que podem ter mais suscetibilidade aos efeitos do calor, desinadamente as crianças, as pessoas com mais de 65 anos, os doentes crónicos e quem desenvolve atividade no exterior, sejam estas profissionais ou de lazer", disse à Lusa Andreia Silva, diretora do serviço de prevenção da doença e promoção da saúde da DGS.

A especialista explicou ainda que este alerta serve sobretudo para a população de risco, mas também para a população em geral, tendo em conta a subida brusca das temperaturas, a manutenção durante alguns dias do tempo muito quente e ao facto de as temperaturas mínimas se manterem igualmente elevadas, levando às chamadas "noites tropicais", o que não permite o arrefecimento natural das casas.

Portugal Aviso Amarelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera IPMA
Ver comentários