Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

OPEP deverá manter na 4.ª feira teto de produção nos 30 milhões de barris dia

8 de Junho de 2014 às 10:15

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) deverá manter inalterado o teto de produção na reunião ministerial que terá lugar na quarta-feira, enquanto permanece a incerteza sobre a evolução da questão nuclear iraniana e a situação na Líbia.

"Este deve ser um encontro muito rápido. Os preços [do petróleo] estão muito estáveis e numa zona confortável [para os membros da OPEP]. Por este motivo, não haverá necessidade de mudar", disse o presidente da Petroleum Policy Intelligence, Bill Farren-Price, referindo-se ao teto de produção, que está fixado em 30 milhões barris por dia (bpd), desde o final de 2011.

Segundo o economista da empresa Capital Economics Thomas Pugh "esta deve ser uma reunião sem muito interesse", já que "a situação na Líbia" e a queda acentuada na sua produção - atualmente cerca de 250.000 barris por dia contra uma capacidade de 1,5 milhões de barris por dia (bpd) - "abre espaço para o aumento das exportações do Irão e do Iraque, não havendo assim realmente qualquer tensão".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)