Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Operação contra pirataria em Espanha

A Polícia espanhola deteve esta quarta-feira 50 pessoas na primeira operação na Europa contra a pirataria de sinais de televisão e a venda de descodificadores manipulados, em 15 províncias espanholas.
30 de Maio de 2007 às 13:35
Entre os detidos, acusados de delitos contra a propriedade intelectual e fraude das telecomunicações, 10 geriam páginas de web, 22 eram distribuidores de descodificadores pirateados, 16 eram responsáveis pelas redes locais de cabo e televisão e dois chefiavam condomínios de vizinhos que distribuíam o sinal de forma ilícita.
A operação desenrolou-se nas províncias espanholas de Barcelona, Sevilha, Corunha, Madrid, badajoz, Guipúzoa, Alicante, Ávila, Palma de Maiorca, Huelva, Jaén, Málaga, Granada, Ciudad real, Murcia e Saragoça.
A Polícia estimou que a rede tinha distribuído mais de mil descodificadores com software alterado. Foram fechadas 14 páginas da Internet que distribuíam os códigos para o sinal e conduzidas rusgas em oito centros de emissões de sinal ilícito.
A fraude causada às empresas ascende a vários milhões de euros. Por seu turno, a Polícia acredita que os detidos receberam, desde Setembro do ano passado, receitas superiores a 140 mil euros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)