Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

OPOSIÇÃO IRAQUIANA OCUPA EMBAIXADA EM BERLIM

Elementos da oposição ao regime do presidente iraquiano, Saddam Hussein, ocuparam hoje a embaixada do Iraque na capital da Alemanha, Berlim, onde fizeram entre quatro a seis reféns, de acordo com fontes da Polícia alemã.
20 de Agosto de 2002 às 14:27
Durante a acção de ocupação das instalações da missão diplomática, perpetrado por elementos de um autodenominado grupo “Oposição Democrática Iraquiana na Alemanha", ficaram feridas pelo menos duas pessoas.

Segundo um comunicado divulgado pelos oposicionistas de Saddam, esta é a primeira acção de um conjunto de iniciativas destinadas a exercer pressão sobre o presidente iraquiano para que este abandone o poder.

“Em nome do povo iraquiano e da sua liderança legítima, a oposição iraquiana, declaramos que a libertação da terra do Iraque começa hoje. A tomada da embaixada em Berlim é o primeiro passo para a libertação da nossa querida pátria”, assinala o documento.

O Congresso Nacional iraquiano, o principal grupo de oposição a Saddam no exílio, que congrega pelo menos seis facções oposicionistas, condenou já a ocupação da embaixada denominando os autores da acção como uma “organização obscura”.

De acordo com esta coligação, os atacantes da embaixada iraquiana em Berlim não representam a verdadeira oposição ao regime de Bagdad. Afirmando-se contra “este tipo de violência”, o Congresso Nacional garante que limita a guerra da libertação ao Iraque.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)