Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Ordem diz que faltam cinco mil enfermeiros na região Centro

Ordem dos enfermeiros queixa-se ainda das condições de trabalho.
Lusa 2 de Novembro de 2015 às 14:39
Ordem dos Enfermeiros disse que os funcionários estão descontentes
Ordem dos Enfermeiros disse que os funcionários estão descontentes FOTO: Ricardo Almeida

A presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (SRC-OE), Isabel Oliveira, disse esta segunda-feira que faltam cinco mil destes profissionais na região.

"Haverá mais de cinco mil enfermeiros em falta" na região Centro nos diversos serviços de hospitais, cuidados de saúde primários ou na rede de cuidados continuados, disse à agência Lusa a presidente da SRC-OE, Isabel Oliveira, que faz a estimativa de acordo com os rácios da Organização e Desenvolvimento Económico (OCDE) e com os vários levantamentos que a Ordem tem feito.

Para Isabel Oliveira, "não há políticas de contratação", apesar de os enfermeiros não estarem "em número suficiente" para garantir qualidade do serviço.

Para além desse aspeto, a presidente da SRC-OE destacou as fracas condições de trabalho e "a carga excessiva" de horário de trabalho destes profissionais de saúde, que leva a "descontentamento e desmotivação".

"As condições de trabalho pioraram e isso tem reflexo na prestação nos cuidados de saúde", constatou, apontando ainda para os "salários mais magros" e o não reconhecimento das qualificações profissionais e habilitações académicas dos enfermeiros, "quando comparado com outros profissionais de saúde".

Secção Regional do Centro Ordem dos Enfermeiros saúde profissionais de saúde
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)