Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Papa apoia criação de Estado palestiniano

O Papa Bento XVI afirmou esta quarta-feira na sua chegada a Belém, na Cisjordânia, que o Vaticano apoia o direito dos palestinianos a terem um Estado “na terra dos seus antepassados”, em paz com os seus vizinhos e com as fronteiras reconhecidas internacionalmente.
13 de Maio de 2009 às 08:27
Papa apoia criação de Estado palestiniano
Papa apoia criação de Estado palestiniano FOTO: d.r.

Falando ao lado do presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmoud Abbas, Bento XVI apelou a todas as partes envolvidas no “antigo conflito” que deixem de lado “quaisquer rancor e divergências que ainda subsistam no caminho para a reconciliação”.

Durante a sua intervenção, o Papa manifestou ainda a sua compaixão para com os palestinianos que sofreram com a recente operação militar desencadeada pelo Exército israelita na Faixa de Gaza entre Dezembro e Janeiro, mas pediu aos jovens que resistam a recorrer a actos de violência e terrorismo e mostrem determinação em alcançar a paz.

Bento XVI iniciou esta manhã a sua visita à cidade de Belém, local do nascimento de Jesus, onde foi recebido por Mahmoud Abbas, que denunciou a ocupação israelita e recordou ao Papa que já é tempo de acabar com o 'sofrimento' dos palestinianos.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)