Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Paraplégico termina Volta a Portugal

José Lima, com 52 anos e paraplégico desde 1997, terminou esta terça-feira a viagem que o levou a percorrer o país de norte a sul, num total de 800 quilómetros, como forma de chamar a atenção para a injustiça e falta de sensibilidade para com os problemas dos deficientes.
21 de Agosto de 2007 às 13:41
A viagem iniciada por José Lima há 20 dias, em Viana do Castelo, terminou esta manhã em Faro, num percurso realizado numa cadeira de rodas adaptada com pedais e uma espécie de caixa de velocidades.
Para este paraplégico, a sua Volta a Portugal tratou-se de “um grito rebelde e de sede de justiça”. “Eu sinto que não tenho justiça em Portugal, que os meus direitos são violados todos os dias", afirmou José Lima, que espera agora que a sensibilidade para os problemas dos deficientes "esteja também nas esferas superiores, nas pessoas que nos governam”.
De entre as pessoas que o esperavam no final da sua jornada, junto à porta do Governo Civil de Faro, encontrava-se a secretária de Estado adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, que reconheceu a necessidade de se mudar as mentalidades e considerou a iniciativa de José Lima fundamental para chamar a atenção para os problemas dos deficientes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)