Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Parlamento Europeu recebe novos eurodeputados

E elege presidente na próxima semana.
26 de Junho de 2014 às 13:39

A primeira sessão plenária do Parlamento Europeu após as eleições de maio deverá reeleger o alemão Martin Schulz como presidente da instituição e contará com um debate de abertura da presidência italiana da União Europeia.

Na sessão, que terá lugar em Estrasburgo entre 1 e 3 de julho, estarão pela primeira vez os novos eurodeputados eleitos e o ponto alto da agenda será a eleição do novo presidente do Parlamento para os próximos dois anos e meio (até janeiro de 2017), que as duas maiores famílias políticas, Partido Popular Europeu e Partido Socialista Europeu, já acordaram que será novamente o socialista Martin Schulz.

Até à eleição do novo presidente do Parlamento, os trabalhos são liderados pelo presidente em exercício, o socialista italiano Gianni Pittela.

Na primeira conferência de imprensa sobre a sessão constitutiva do Parlamento Europeu, que teve lugar hoje em Bruxelas, o porta-voz da instituição, Jaume Duch, adiantou que até ao momento existem pelo menos mais três eurodeputados a concorrerem ao lugar (o espanhol Pablo Iglesias, do movimento 'Podemos', inserido na Esquerda Europeia, o conservador britânico Sajjad Karim e a austríaca Ulrike Lunacek, dos Verdes) e que as candidaturas podem ser apresentadas até 30 de junho.

O primeiro dia de trabalhos da sessão plenária do Parlamento Europeu deverá ser ocupado pela eleição do novo presidente, num processo que poderá ter até quatro voltas, e pela eleição dos 14 vice-presidentes do Parlamento Europeu e dos cinco 'quaestors', principais responsáveis pelas questões administrativas e financeiras da instituição.

Parlamento europeu Estrasburgo eurodeputados Partido Popular
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)