Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Parlamento grego falha de novo eleição de presidente

Candidato do Governo recebeu apenas 168 votos entre os 300 possíveis.
Lusa 23 de Dezembro de 2014 às 11:44
O parlamento foi dissolvido e as eleições legislativas antecipadas
O parlamento foi dissolvido e as eleições legislativas antecipadas FOTO: Alkis Konstantinidis/Reuters

O parlamento grego falhou esta terça-feira, pela segunda vez, a eleição do presidente da República, com o candidato do Governo, Stravos Dimas, a receber apenas 168 votos entre os 300 possíveis dos parlamentares gregos.

Segundo a contagem oficial, 168 deputados votaram no antigo comissário europeu Stravos Dimas, outros 131 recusaram-se a aprovar o nome do candidato do Governo e um parlamentar absteve-se na votação para Presidente, que na Grécia é feita de forma indireta, pelo parlamento.

Na primeira tentativa de eleição, na quarta-feira, Stravos Dimas obteve 160 votos, dos quais 155 da coligação conservadores-socialistas do primeiro-ministro Antonio Samaras, e cinco de deputados independentes.

Os votos marcaram um progresso, mas os analistas acreditam que com menos de 170 votos nesta votação, será difícil o Governo alcançar os 180 necessários na terceira e ultima tentativa de eleição do presidente, que acontecerá na próxima segunda-feira.

Neste fim de semana, Samaras fez algumas concessões, comprometendo-se, se o Presidente for eleito, a rever o calendário das legislativas, avançando as eleições de junho de 2016 para "fins de 2015".

Também discutiu a possibilidade de alargar a composição política do Governo após a eleição presidencial.

No caso de um novo falhanço, o parlamento será dissolvido e as eleições legislativas serão antecipadas, decorrendo entre fins de janeiro e início de fevereiro.


O partido favorito, segundo as pesquisas de opinião de voto, é o Syriza (esquerda), que tem três pontos de vantagem sobre o partido Nova Democracia, de Samaras.

Parlamento grego eleição
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)