Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Passos Coelho admite conversas sobre compra de dívida por parte da China

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou esta terça-feira que o mercado chinês é importante para a dívida pública na Europa e em Portugal afirmando ser "natural que haja conversas" sobre a matéria.
26 de Junho de 2012 às 15:42
Passos Coelho, primeiro-ministro, dívida pública, china, Europa
Passos Coelho, primeiro-ministro, dívida pública, china, Europa FOTO: LUSA / MANUEL DE ALMEIDA

"Claro que, todo o mercado financeiro e o mercado chinês também é importante para a dívida pública na Europa e neste caso para Portugal também e portanto é natural que haja conversas sobre essa matéria mas não há uma missão específica relativamente à dívida pública", afirmou.

Pedro Passos Coelho respondia a uma pergunta sobre se o governo português tem interesse na compra de dívida pública por parte da China, à margem de uma visita ao centro de investigação da Nokia Siemens, Amadora.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, efectuará uma visita de 24 horas a Pequim em Julho, coincidindo com a estada na capital chinesa do chefe da diplomacia portuguesa, Paulo Portas, disse terça-feira fonte diplomática.

Os dois ministros de Estado do Governo português têm agendas separadas, mas estarão juntos num jantar com banqueiros de Portugal e da China no dia 5 de Julho, indicou a mesma fonte.

Pedro Passos Coelho considerou que a relação entre Portugal e a China "é muito importante para o futuro" do país e até "para o futuro da Europa".

"Há aqui uma porta aberta grande que nós temos de preparar de modo a intensificar e aproximar ainda mais estas intenções da concretização de planos de investimento em Portugal em áreas onde Portugal é competitivo", declarou.

Por outro lado, acrescentou, "é natural que haja matérias importantes com interesses" que Portugal tem ainda "representados em Macau e na China que são, para o futuro, bastante relevantes".

Passos Coelho primeiro-ministro dívida pública china Europa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)