Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Passos Coelho espera que Conselho indigite sucessor de Durão Barroso

Escolha deve recair sobre Jean-Claude Juncker.
26 de Junho de 2014 às 14:52

O primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho disse hoje esperar que os líderes europeus concluam na sexta-feira a indigitação do candidato a presidente da Comissão Europeia, devendo a escolha recair sobre Jean-Claude Juncker.

Passos Coelho, que falava aos jornalistas à margem de uma cerimónia em La Couture, França, de homenagem aos soldados portugueses mortos na I Guerra Mundial, sublinhou a importância de o processo de substituição das instituições comunitárias decorra sem sobressaltos e de forma atempada, pois, face aos desafios que a Europa assim o exigem.

"A questão do processo não é muito relevante, o Conselho pode até fazer uma votação no sentido formal para confirmar a sua escolha. Mas o que seria importante era que saíssemos deste Conselho com a indigitação do candidato a presidente da Comissão, de modo a que o Parlamento Europeu, já em julho, pudesse proceder à sua eleição", afirmou.

Nesses termos, prosseguiu, "seria possível esperar que o colégio de comissários pudesse estar fixado até meados de outubro" e, nessa medida, "dentro do tempo normal", a atual Comissão liderada por José Manuel Durão Barroso, "pudesse vir a ser substituída por uma nova Comissão".

Pedro Passos Coelho Comissão Europeia Jean Claude Juncker
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)