Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Patriarca refere visita de Bento XVI a Lisboa

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, celebrou este domingo a dedicação à Sé Patriarcal de Lisboa e lembrou que “a verdadeira Igreja de Jesus Cristo será sempre a Igreja apostólica”.
25 de Outubro de 2009 às 20:01
O Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo
O Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo FOTO: D.R.

Lembrando que os bispos são os sucessores dos apóstolos e na celebração do Ano Sacerdotal convocado por Bento XVI, o Cardeal-Patriarca sublinhou que que Lisboa terá “a graça de sentir ao vivo e de um modo mais forte, esta apostolicidade da Igreja com a visita pastoral do Sucessor de Pedro, Sua Santidade Bento XVI, à Igreja de Lisboa”.

Sobre a visita do Papa, D. José Policarpo disse ainda: “O Santo Padre reavivará em nós o que procuramos e desejamos todos os dias: a unidade na verdade, a universalidade da caridade, a urgência na missão. O anúncio do Evangelho aos nossos concidadãos, com ardor dos apóstolos de Jesus, é uma urgência e uma exigência da missão da Igreja no tempo presente”.

 

O Patriarca defendeu , que “a Igreja é o lugar do encontro e da intimidade com Deus, porque é o lugar de encontro com Jesus Cristo, onde, com a força do Espírito, se renasce para a vida”. Assim, “a Catedral é o anúncio e desafio desse ministério do pastoral do bispo, com o seu presbitério, pois ela sublinha a prioridade do Evangelho, a centralidade da Eucaristia, a beleza de uma Igreja unida em comunhão”. 


Por fim, referindo-se ao convite que Bento XVI fez à Igreja de fazer uma descoberta mais profunda do sacerdócio ministerial – do padre – lembra que o Papa “convida a Igreja para uma meditação sobre o seu próprio ministério de identificação total com Jesus Cristo, sacerdote perfeito e pontífice da Nova Aliança”. E reforça, também, que esta solenidade lembra a todos os cristãos o desafio de encarnar “urgência do anúncio do Evangelho e a fazer da Eucaristia o centro de ser e da missão da Igreja”. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)