Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

PCP acusa PSD/CDS-PP de travarem esclarecimento sobre escutas ilegais das "secretas"

Lusa 3 de Abril de 2015 às 15:47

O PCP acusou hoje PSD e CDS-PP de travarem o esclarecimento sobre denúncias de escutas ilegais por parte dos serviços secretos, admitindo que há prova documental indiciando este tipo de práticas inconstitucionais e do foro criminal.

António Filipe, deputado do PCP e vice-presidente da Assembleia da República, assumiu esta posição à agência Lusa em reação à divulgação de indícios de que os serviços de informações nacionais recorrem com frequência à prática ilegal de escutas.

"Há algum tempo que têm surgido denúncias concretas de que os manuais pelos quais os agentes são instruídos incluem a faculdade de escutas, o que é ilegal, inconstitucional e inclusivamente constitui um ilícito criminal. O Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações da República Portuguesa (CFSIRP) foi confrontado com isso, mas desvalorizou a questão. No entanto, o fumo começa a ser muito intenso e, como se costuma dizer, não há fumo sem fogo e importa esclarecer cabalmente este assunto", defendeu António Filipe.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)