Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

PCP/Gaia questiona executivo sobre "favorecimento" de ensino privado no concelho

Comunistas dizem que com esta decisão o Governo evidencia "a sua opção política de desmantelamento da escola pública e favorecimento da escola privada".
26 de Junho de 2014 às 20:24

O PCP de Gaia questionou o executivo sobre o que diz ser o "favorecimento" da escola privada no concelho e criticou a redução do número de turmas dos cursos profissionais assegurados pelas escolas públicas locais.

Em causa está uma proposta da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Norte (DGEstE-N) que para os comunistas "revela total indiferença e desrespeito pelas propostas apresentadas pelas escolas públicas [e] confirma uma redução do número de turmas da rede de ensino público em oito escolas secundárias do concelho - passando de 58 (em vigor no ano letivo 2013/14), para 36 (em 2014/2015)".

Segundo a concelhia do PCP de Gaia, esta é uma decisão "escandalosa e inaceitável" e "significa que somente 34% das turmas dos cursos profissionais são asseguradas pelas escolas públicas e a maioria deles (66%) por quatro escolas privadas".

Vila Nova de Gaia PCP questiona executivo favorecimento ensino privado concelho
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)