Fundação Eugénio de Almeida junta-se à onda dos vinhos que revivem a história.
1 / 2
Qualquer dia será interessante perceber quantos vinhos de talha nasceram, digamos, nos últimos 2 ou 3 anos.
E isto porque uma categoria com muita tradição no alentejo estaria, na opinião de muitos, condenada a uma nota de rodapé na história contemporânea do vinho alentejano. Mas como a excessiva padronização dos vinhos nacionais exige novidade para atrair os consumidores, a técnica da talha funcionou muito bem.
Claro que, como seria de esperar, muita criatividade nas adegas faz com que haja vinho de talha para todos os gostos e feitios, o que deixa muita gente de Vila Alva, Cuba, Vidigueira e arredores a torcer o nariz a alguns vinhos que chegam às prateleiras.
Contudo, convém deixar escrito que a CVR Alentejana tem normas específicas para garantir que os produtores destes vinhos tenham lisura na produção dos mesmos.
Ora, uma das mais recentes novidades neste domínio é este Cartuxa Talha Bio 2017, que resulta de um trabalho cuidado do enólogo Pedro Baptista na recuperação de 29 talhas centenárias (revestimento de pez no seu interior).
Com estas fez um branco e tinto. Enquanto o primeiro resulta de um lote vasto de castas, o tinto é feito apenas com Alicante Bouschet. E isto, desde logo, é suficiente para sentirmos que este é um vinho de talha que foge ao padrão.
Não é que não se sintam as notas de fermentação em talha, mas é um vinho muito concentrado, quer na cor quer nos sabores, com destaque para a fruta bem madura.
Então quando se chega ao álcool é que as coisas doem (14,5%). Entendemos que alguma moderação seria bom conselho, mas se o mercado gosta...
Uma enoteca que presta bom serviço ao Alentejo
Há enotecas que se limitam a servir os seus vinhos com uns petiscos padronizados, mas a Enoteca da Cartuxa está muito longe deste conceito.
Aqui come-se muito bem pratos com matriz regional (mas não só), num ambiente cosmopolita e bem gerido pelo pessoal da sala.
A escola japonesa
Entre as dezenas de variantes de dietas que nascem nas prateleiras das livrarias, se calhar não é muito difícil garantir que aquela que é praticada desde sempre pelos japoneses é a mais inteligente, sensata, eficaz e saborosa).
E - mais importante - com provas que todos conhecemos (maior esperança de vida e menor incidência de diabetes).
Para os japoneses as coisas são muito claras. Podemos comer tudo, desde que não o façamos como se estivéssemos na véspera da nossa morte.
Candice Kumai, uma americana descendente de mãe japonesa e bonita (foi modelo), andou nos últimos tempos a perceber como os seus antepassados se relacionam com a comida.
Resultado, este seu ‘Bem-estar Kintsugi’ dá-nos um conjunto de receitas saborosas e notas rápidas sobre a cultura nipónica. Para os fanáticos por massas e vegetais, um livro certeiro. Custa 18,90 €.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.