Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Mais de 100 pessoas morrem em avalanches

Fortes quedas de neve provocam vítimas mortais no norte do Afeganistão.
25 de Fevereiro de 2015 às 09:47
Várias avalanches afetaram o vale do Panjshir, no norte do Afeganistão
Várias avalanches afetaram o vale do Panjshir, no norte do Afeganistão FOTO: Denis Balibouse/Reuters

Pelo menos 100 pessoas morreram e 26 ficaram feridas esta quarta-feira no norte do Afeganistão, na sequência de uma série de avalanches desencadeada por uma tempestade de neve, anunciaram responsáveis afegãos à agência AFP.

"Não vimos tanta neve, ou tantas avalanches, há mais de 30 anos", disse Abdul Rahman Kabiri, governador da província montanhosa de Panjshir, a norte de Cabul, onde mais de 90 pessoas morreram em avalanches. 

"Se o governo central não fornecer apoio humanitário, máquinas e alimentos em breve, isso vai se transformar em um desastre", disse ele, acrescentando que mais de 20 pessoas ficaram feridas e 15 isoladas nesta zona.

Número de mortes pode aumentar

Abdul Rahman Kabiri admitiu que o número de mortos poderá aumentar, uma vez que as operações de resgate prosseguem. O governador alertou igualmente que estas equipas não têm máquinas e equipamentos suficientes e adequados para a remoção de neve.

As várias avalanchas de neve registadas naquela região destruíram perto de 100 casas e várias escolas e mataram cerca de 500 cabeças de gado.

Emergência humanitária

Funcionários afegãos alertaram que uma emergência humanitária está iminente nas áreas mais severamente atingidas pelo mau tempo, com as fortes neves que isolam aldeias e bloqueiam estradas. O mau tempo no Afeganistão irá durar mais dois dias, depois de um inverno excepcionalmente seco. 

Apesar de trazer morte e miséria para muitas pessoas, a neve é vital para o Afeganistão, onde grande parte da população rural agrícula depende de derretimento da neve nas montanhas para sustentar as culturas na primavera e no verão.

O Afeganistão é atingido frequentemente por desastres naturais que provocam grandes perdas humanas, como foi o caso dos deslizamentos de terras que causaram a morte de 2000 pessoas em maio de 2014 na região nordeste do país.

Afeganistão avalanche neve mortos
Ver comentários