Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Pelo menos cinco mortos num ataque suicida em Bagdade

Ataque deixou ainda 22 pessoas feridas.
Lusa 21 de Maio de 2016 às 18:17
O ataque ocorreu após a vaga de atentados de terça-feira em Bagdad, atribuídos ao grupo 'jihadista' Daesh
O ataque ocorreu após a vaga de atentados de terça-feira em Bagdad, atribuídos ao grupo 'jihadista' Daesh FOTO: Khalid al Mousily/Reuters

Pelo menos cinco pessoas foram este sábado mortas e 22 feridas num ataque suicida num mercado da cidade de Al Duyeil, de maioria xiita e situada 60 quilómetros a norte de Bagdade, referiu fonte policial à agência noticiosa Efe.

O bombista suicida acionou os explosivos que transportava em pleno mercado, de imediato cercado por forças de segurança para facilitar a transferência das vítimas para os hospitais. Alguns dos feridos permaneciam em estado considerado muito grave.

O ataque ocorreu após a vaga de atentados de terça-feira em Bagdade, atribuídos ao grupo 'jihadista' Daesh e que provocaram 45 mortos e dezenas de feridos.

O Daesh, que em junho de 2014 proclamou um califado nas zonas sob o seu controlo na Síria e Iraque, tem intensificado ultimamente os atentados contra civis, enquanto perde terreno no campo de batalha.

Segundo o Pentágono, o grupo extremista perdeu 45% do seu território no Iraque e 20% na Síria desde o início da ofensiva da coligação liderada pelos Estados Unidos e anunciada em setembro de 2014 por Barack Obama.

Al Duyeil Bagdade Síria distúrbios guerras e conflitos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)