Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Pescadores levam rombo de 35 mil euros

O mestre do ‘Pombinho’, a embarcação de pesca que capturou cerca de 14 toneladas de corvina na quinta-feira, admitiu ontem ter perdido "mais de 35 mil euros" devido à apreensão do pescado pela Polícia Marítima de Sesimbra.
27 de Setembro de 2008 às 01:10
Pescadores levam rombo de 35 mil euros

 "Ainda não fiz as contas, mas acho que perdi mais de sete ou oito mil contos em moeda antiga", disse o mestre António Cagica, que ainda não se conformou com a apreensão de uma pescaria sem igual na vila de Sesimbra. "Quando chegámos a terra, não demorou cinco minutos, apareceu a Polícia Marítima a pedir-me o diário de pesca, onde constava o peixe capturado – seis toneladas de sardinha com as corvinas misturadas", acrescentou António Cagica.

O mestre do ‘Pombinho’, uma embarcação de 60 toneladas com 22,5 metros de comprimento, reconhece que a legislação proíbe a captura de mais de vinte por cento de peixe graúdo, mas garante que devolveu ao mar cerca de 40/50 toneladas de sardinha com vida e que se limitou a optar pelo peixe mais rentável em termos económicos.

"Sei que não posso trazer mais do que vinte por cento de peixe graúdo misturado com peixe miúdo, mas, se não o apanhássemos nós, o peixe acabava por ser capturado pelos espanhóis ou pelos ingleses", justificou-se António Cagica.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)