Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Investimento da Renault foi "a melhor notícia" da semana

Fábrica de Cacia vai receber 100 milhões de euros.
Lusa 18 de Novembro de 2016 às 13:03
O primeiro-ministro, António Costa
O primeiro-ministro, António Costa FOTO: Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta sexta-feira que o anúncio do investimento da Renault na fábrica de Cacia "foi a melhor notícia" numa semana de boas notícias para o país.

António Costa falava durante uma visita à fábrica de Cacia da Renault, que anunciou hoje um investimento de 100 milhões de euros na sua modernização, com a criação de mais 150 postos de trabalho.

A deslocação do chefe do executivo marcou o arranque do programa "Agenda mais crescimento", que nos próximos meses o levará a empresas que se destacam pela inovação dos seus projetos de investimento.

"O crescimento da economia portuguesa acelerou. A Comissão Europeia aprovou o Orçamento do Estado para 2017 e pôs fim ao processo de sanções e anunciou ainda a nossa próxima saída do procedimento de défice excessivo. Numa semana com tão boas notícias, a melhor é mesmo esta, porque confirma que temos estado a fazer bem e temos de continuar a trabalhar para fazer melhor", declarou o primeiro-ministro.

António Costa salientou que, para que o investimento da Renault em Cacia fosse possível, "foi fundamental" o acordo alcançado entre administração do fabricante francês e a comissão de trabalhadores, felicitando-os.

O primeiro-ministro sublinhou tratar-se de um acordo para os próximos quatro anos, o que "garante condições de estabilidade e segurança para quem quer investir, e também confiança e segurança para quem trabalha".

"Não há nada pior para a produtividade de uma empresa do que a instabilidade e a precariedade de quem trabalha. Só quem tem confiança na empresa em que trabalha veste a camisola e sente a empresa como sua", acrescentou.

António Costa reafirmou o compromisso do seu governo "de continuar a desenvolver políticas públicas que favorecem o crescimento da economia, que investem na educação e na formação ao longo da vida, na ciência e na inovação, como fundamentais para a sociedade do conhecimento".

A Renault Cacia anunciou hoje o lançamento do fabrico de novas caixas de velocidades, realizando naquela unidade um investimento na ordem dos 100 milhões de euros que "assegura a laboração da fábrica por vários anos".

O novo projeto da fábrica da Renault Cacia permite também a criação de mais 150 postos de trabalho, além dos 1200 já existentes na unidade do distrito de Aveiro.

A produção das caixas de velocidade de nova geração destina-se, sobretudo à exportação e vai fornecer as fábricas da multinacional francesa espalhadas pelo mundo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)