Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

PM turco reúne-se com Papa 3ª feira

O primeiro-ministro (PM) turco, Recep Tayyio Erdogan, vai encontrar-se com o Papa Bento XVI quando este chegar terça-feira ao aeroporto de Ancara, anunciou esta segunda-feira o porta-voz do governo turco, Mehmet Akif Beki.
27 de Novembro de 2006 às 15:26
Erdogan tem previsto reunir-se com Bento VXI no aeroporto e de seguida partir para Riga, na Letónia, para a Cimeira da NATO. De acordo com a agência italiana ANSA, o encontro deverá durar cerca de 15 minutos. As cadeias de televisão turcas falam em meia-hora.
Segundo o porta-voz do Vaticano, o padre Frederico Lombardi, o encontro do Papa com o chefe de governo turco é “um sinal muito positivo e um gesto de atenção em relação à Santa Sé, que é muito apreciado”.
Recorde-se que a perspectiva de Erdogan não se encontrar com Bento XVI durante a sua visita à Turquia tinha alimentado o início de uma polémica em Itália, visto o primeiro-ministro ter sido um dos que mais criticou o Papa depois das controversas declarações sobre o Islão na Alemanha. No entanto, Erdogan já havia desmentido por diversas vezes que procurava evitar o Papa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)