Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Poiares Maduro diz que o país só teria a perder com uma reestruturação da dívida

O ministro Ajunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, considerou terça-feira que o país só teria a perder com uma eventual reestruturação da dívida portuguesa em vez de manter os atuais compromissos.
8 de Julho de 2014 às 19:54

"A forma de reduzir o peso da dívida com sustentabilidade e responsabilidade é aquilo que este Governo fez, é com consolidação orçamental e com uma extensão das maturidades e uma redução das taxas de juro", defendeu Poiares Maduro, confrontado pelos jornalistas com apelos que têm sido feitos para uma reestruturação da dívida pública.

O ministro acrescentou que o Governo já conseguiu "poupanças significativas" em termos de dívida pública, pelo que, no seu entender, "não faz sentido vir agora especular e trazer incerteza" em relação ao tema, quando "Portugal tem um financiamento e um acesso a mercado a taxas de juro extremamente favoráveis".

Poiares Maduro, que falava na apresentação do acordo para a criação do Fundo de Apoio Municipal (FAM), em Lisboa, salientou que "as maturidades já estão muito estendidas" e "as taxas de juro estão muito baixas".

Miguel Poiares Maduro Desenvolvimento Regional
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)