Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

PM australiano em visita ao Japão

Polémica sobre caça à baleia marca encontro.
Lusa 18 de Dezembro de 2015 às 03:26
Austrália é contra a caça das baleias
Austrália é contra a caça das baleias FOTO: Getty Images

A caça à baleia na Antártida, retomada no início do mês pelo Japão, marca a visita desta sexta-feira do primeiro-ministro australiano ao país asiático, dada a pressão dos ecologistas e a tradicional oposição de Camberra a esta prática.

Os baleeiros nipónicos zarparam pela primeira vez com destino à Antártida há duas semanas, depois de o Tribunal Internacional de Justiça ter decidido em março de 2014, após uma denúncia da Austrália, que o Japão devia suspender o seu programa de captura científica de cetáceos porque claramente não respondia a interesses científicos.

Tóquio retomou o programa depois de reduzir em dois terços a sua quota máxima de captura de baleias Minke, tal como estipulava a sentença.

No entanto, a decisão gerou queixas de grupos ecologistas e dos membros da Comissão Internacional Baleeira (CBI), liderados por países como a Austrália.

Porta-vozes de Camberra asseguraram antes da partida do primeiro-ministro, Malcolm Turnbull, que entre os temas a tratar pelo governante australiano e o seu homólogo japonês, Shinzo Abe, estará "a preocupação da Austrália" com a decisão do Japão de retomar esta campanha no Oceano Antártico.

Espera-se que Turnbull e Abe alcancem também um acordo para estreitar a cooperação na defesa, contemplando um maior número de exercícios militares conjuntos.

Antártida Japão Camberra Austrália política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)