Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Política europeia deve fazer mais para apoiar a economia

BCE deixou as taxas de juro inalteradas.
Lusa 21 de Abril de 2016 às 14:53
Mario Draghi vai fazer uma exposição sobre os desafios da Zona Euro
Mario Draghi vai fazer uma exposição sobre os desafios da Zona Euro FOTO: Darrin Zamit Lupi/Reuters

A política europeia deve "fazer muito mais" para apoiar a economia e secundar os esforços do Banco Central Europeu (BCE) para impulsionar o crescimento e os preços na zona euro, defendeu hoje o presidente da instituição.

Mario Draghi falava em conferência de imprensa após a reunião de política monetária do BCE.

"Para colher os benefícios das nossas medidas de política monetária, outras esferas devem contribuir de forma muito mais decisiva a nível nacional e a nível europeu", declarou Draghi, que tem feito sucessivos apelos aos governos para fazerem reformas estruturais, mas hoje foi mais incisivo.

"Com algumas raras exceções, a nossa política monetária tem sido a única nos últimos quatro anos a apoiar o crescimento" na zona euro, apontou.

Draghi reiterou que o BCE continua determinado a utilizar "todos os instrumentos disponíveis" para estimular a inflação.

"Se for necessário, utilizaremos todos os instrumentos disponíveis no âmbito do nosso mandato", garantiu, depois de o BCE já ter reforçado na reunião de março as medidas de estímulo, com um corte das taxas de juro e um aumento do programa de compra de ativos, que passou de 60 mil milhões de euros mensais para 80 mil milhões de euros.

O presidente do BCE defendeu também que se deve dar mais tempo para que as medidas adotadas pela instituição produzam efeitos e revelem a sua "eficácia".

"A nossa política funciona, é eficaz, dêem-lhe tempo para ser totalmente eficaz", afirmou, acrescentando "se houver reformas estruturais, o efeito dessa política será mais rápido".

Na sua reunião de hoje, o BCE deixou as taxas de juro inalteradas.
.

Banco Central Europeu BCE Mario Draghi
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)