page view

Proteção Civil aciona planos de emergência para cheias no Tejo e Coimbra

Chuva intensa e barragens cheias dão alerta. Já há inundações em Constância e Vale de Santarém.

10 de março de 2018 às 10:38

O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo foi este sábado acionado em nível de alerta amarelo, anunciou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

A decisão foi tomada pela Comissão Distrital de Proteção Civil devido à previsão de alagamentos e inundações decorrente da subida dos caudais do rio Tejo.

Em comunicado, o CDOS de Santarém adianta que a chuva que se tem sentido em Portugal e em Espanha "gerou um aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo especialmente nos provenientes de Espanha".

"Mantendo-se a situação atual, prevê-se que que os caudais lançados no Rio Tejo possam atingir os 2000m3/s em Almourol, ao longo do dia de hoje [sábado]", refere o comunicado.

Já na tarde deste sábado, foi também acionado o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações no Concelho de Coimbra.

Desde as 23h00 de sexta-feira que os caudais estão acima dos 1500m3 constituindo-se como "fator de risco muito significativo no galgamento das margens do Rio Tejo, tendo-se verificado este sábado pelas 7h00 o maior caudal lançado pelo conjunto das barragens com influência no Rio Tejo com 2297m3/s", salienta a Proteção Civil.

"Perante os dados verificados e as consequências previsíveis", a Comissão Distrital de Proteção Civil decidiu ativar o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no seu nível amarelo.

Segundo o CDOS de Santarém, as consequências do mau tempo já se fizerem sentir em alguns locais, nomeadamente em Constância, onde o parque de estacionamento junto ao Rio Zêzere ficou submerso, na Estrada Municipal 1348, entre Vale de Figueira e Ribeira de Santarém, onde o trânsito está condicionado.

Para as próximas horas, as previsões apontam que devem ficar submersas a Estrada Nacional 365 em Ponte do Alviela, a Estrama Municipal que liga Ribeira de Santarém a Vale de Figueira, a EN 365 em Palhais/Ribeira de Santarém e o parque de estacionamento da Ribeira de Santarém.

Perante esta situação, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém aconselha a população das zonas ribeirinhas do distrito a tomar medidas de precaução.

Assim, a Proteção Civil aconselha as populações a retirarem "das zonas confinantes, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens", e a levarem os animais "para locais seguros, retirando os rebanhos que se encontram nas zonas que serão provavelmente inundáveis".

É ainda recomendado "não atravessar com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas" e manter-se informado através dos Órgãos de Comunicação Social ou dos agentes de Proteção Civil, "desenvolvendo as ações necessárias para a sua proteção, da família e bens".

O CDOS de Santarém afirma estar a acompanhar a evolução da subida dos níveis da água na região em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, Infraestruturas de Portugal, EDP produção, serviços municipais de Proteção Civil e agentes de Proteção Civil, e que emitirá outros comunicados sempre que tal se revele necessário.

IPMA coloca costa norte da Madeira e Porto Santo sob aviso laranja para agitação marítima

A costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo estarão sob aviso laranja para agitação marítima entre as 03h00 e as 18h00 de domingo, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na mais recente previsão do IPMA para a região, este organismo coloca o arquipélago da Madeira sobe aviso amarelo para agitação marítima entre a tarde de hoje e as 06h00 de segunda-feira.

A altura das ondas poderá oscilar entre os quatro metros (de aviso amarelo) e os dez metros (de aviso laranja), sobretudo na costa norte da Madeira e na ilha do Porto Santo.

As zonas montanhosas da Madeira estão sob aviso amarelo para vento até às 21h00 de hoje.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8