Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

PORTAS RETIRA CONFIANÇA A GENERAL

O ministro de Estado e da Defesa, Paulo Portas, informou hoje pessoalmente o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Alvarenga Sousa Santos, que o Governo retirou a confiança nele depositada.
18 de Outubro de 2002 às 15:22
O ministro recebeu o general ao princípio da tarde, tendo esperado até que terminasse a reunião matinal, no Palácio de Belém, entre o Presidente da República, Jorge Sampaio, e o primeiro-ministro, Durão Barroso. Essa reunião foi inconclusiva, tendo o Presidente da República convocado o primeiro-ministro para nova reunião, às 09h00 da próxima segunda-feira.

Paulo Portas estaria na disposição de hoje demitir o general Alvarenga Sousa Santos da chefia do Estado-Maior General das Forças Armadas, mas a aparente falta de acordo por parte do Presidente da República obrigou o ministro a contornar a questão, anunciando ao general que o Governo lhe retira a confiança política.

O anúncio constitui o princípio do processo de exoneração do general, ao abrigo do Artigo 31 da Lei de Defesa Nacional, que impede o general de fazer declarações públicas de carácter político.
Ver comentários