Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Portugal deve devolver 260 mil euros

A Comissão Europeia (CE) exigiu esta quinta-feira que Portugal devolva aos cofres comunitários 260 mil euros devido a irregularidades detectadas no controlo dos fundos agrícolas destinados ao sector da fruta e legumes.
27 de Julho de 2006 às 13:38
Além de Portugal, outros seis Estados-membros foram notificados para a restituição de dinheiro, num total de 161,9 milhões de euros, por má gestão de fundos agrícolas no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC), como a existência de controlos inadequados e desrespeito das regras de atribuição dos apoios.
Os países em falta são a França, o membro que mais dinheiro tem a devolver (cerca de 68 milhões de euros), Espanha, Itália, Grécia, Irlanda e Reino Unido. Portugal é o país que menos dinheiro tem de devolver, 260 mil euros.
Os Estados-membros são responsáveis pelos pagamentos e verificação dos gastos efectuados no quadro da PAC mas é a CE que assegura que os fundos são utilizados correctamente. A comissária europeia da Agricultura, Mariann Fischer-Boel, afirmou em comunicado que "a restituição é essencial se queremos que o dinheiro dos contribuintes seja usado correctamente".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)