Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Portugal é dos países que mais vai beneficiar do acordo entre UE e Mercosul

Acordo de Associação Estratégica é o mais significativo e mais importante acordo comercial alguma vez celebrado pela UE.
Lusa 28 de Junho de 2019 às 20:24
União Europeia
União Europeia FOTO: Arquivo

O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) português afirmou esta sexta-feira que o Acordo de Associação Estratégica entre a União Europeia e o Mercosul é o "mais importante acordo comercial alguma vez celebrado", considerando Portugal um dos principais beneficiários.

"É um bom acordo, é o mais significativo e mais importante acordo comercial alguma vez celebrado pela União Europeia, mais importante ainda que o acordo com o Canadá e com o Japão. Se aos 500 milhões de habitantes da UE, juntarmos os habitantes de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, temos um mercado de 780 milhões de pessoas, e isso significa que este mercado está mais aberto aos agentes económicos de uma parte e de outra", disse Augusto Santos Silva em declarações à agência Lusa.

O MNE frisou que estava "muito satisfeito" com o acordo celebrado, lembrando o papel de Portugal para o desfecho de todo o processo negocial.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)