Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Portugal fora da lista de países com défice excessivo

Portugal deverá ficar fora da lista dos primeiros países contra quem a Comissão Europeia (CE) vai instaurar um procedimento por défice excessivo, apesar do desequilíbrio orçamental superior a 3,0 por cento do PIB previsto para 2009.
8 de Fevereiro de 2009 às 13:34

Os ministros das Finanças europeus reúnem-se segunda e terça-feira, em Bruxelas, para discutir o impacto da crise financeira na economia real e implicações nas finanças públicas.

Este debate servirá para orientar a CE nos ‘pareceres’ que irá dar a 18 e 25 de Fevereiro sobre as perspectivas de evolução orçamental apresentados pelos vários Estados-membros (Programas de Estabilidade actualizados), assim como sobre a decisão de abrir procedimentos por défice excessivo nos casos mais graves.

Segundo várias fontes comunitárias, Portugal não fará parte dos “cinco ou seis” Estados-membros países a quem o executivo comunitário vai instaurar procedimentos por terem excedido ou estarem em vias de exceder o patamar de menos 3,0 por cento de défice orçamental previsto pelas regras europeias (no Pacto de Estabilidade e Crescimento).

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)