Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Portugal lidera o 'ranking' do troféu da UEFA para melhores resultados da formação

Anunciou a Federação Portuguesa de Futebol.
6 de Agosto de 2014 às 13:57

Portugal lidera o 'ranking' do Troféu Maurice Burlaz, o prémio atribuído à federação de futebol que apresente melhores resultados nas competições masculinas de jovens da UEFA nas duas últimas temporadas, anunciou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O prémio da UEFA tem sido atribuído a cada dois anos às federações europeias desde 1990, tendo como base os resultados obtidos no Campeonato da Europa de sub-17 e sub-19 durante as duas épocas anteriores. Portugal já venceu este troféu em duas ocasiões (1990 e 2000).

"É o reconhecimento daquilo que tem sido a qualidade do trabalho desenvolvido no âmbito das seleções nacionais neste ciclo de quatro ou cinco anos. Tínhamos o propósito de colocar as seleções nacionais de formação no topo do 'ranking' europeu e mundial e conseguimos caminhar com a qualidade que desejávamos", comentou o Coordenador Técnico Nacional da FPF, Ilídio Vale.

De acordo com a informação na página da FPF, em segundo lugar surge a Alemanha, que recentemente se sagrou campeã europeia de sub-19 na Hungria, ao derrotar Portugal na final, por 1-0.

Por outro lado, nos sub-17, Portugal chegou às meias-finais do Europeu, em Malta, perdendo com a Inglaterra (que viria a vencer a competição). Já a Alemanha - que estava integrada no grupo da seleção portuguesa - não conseguiu apurar-se para as meias-finais.

A Alemanha também já venceu o Troféu Maurice Burlaz por duas vezes (1992 e 2009).

"Portugal é um país muitíssimo mais pequeno do que a Alemanha, mais pobre economicamente, tem muitíssimo menos jogadores selecionáveis. Tem tudo menos do que a Alemanha, menos uma coisa, que é capaz de ser igual, senão melhor: a qualidade do trabalho desenvolvido", acrescentou Ilídio Vale.

O prémio será entregue em 2015, pelo que "os próximos resultados definirão a classificação final", realçou a FPF.

O atual detentor do Troféu é a França, que venceu a edição 2013, enquanto o país que mais vezes venceu foi a Espanha (2011, 2007, 2006, 2004, 2002, 1998, 1996, 1994).

Troféu Maurice Burlaz 'ranking' futebol Federação Portuguesa de Futebol FPF
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)