Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Portugal tenciona pagar antecipadamente 1.000 ME ao FMI até final do mês -- Centeno

Lusa 16 de Junho de 2017 às 14:38

O ministro das Finanças revelou hoje no Luxemburgo que Portugal tenciona pagar antecipadamente, até ao final de junho, 1.000 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI), no quadro dos reembolsos dos empréstimos do programa de ajuda externa.

Em declarações aos jornalistas no final de uma reunião de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), na qual o assunto foi abordado na sequência do pedido formulado no Conselho de Ministros anterior pelo Governo português para pagar antecipadamente ao FMI cerca de 10 mil milhões de euros, Mário Centeno indicou que o processo está bem encaminhado e espera que seja possível pagar já até final do corrente mês um décimo desse montante.

"É um processo administrativo mais moroso, que vai levar mais uns dias. O tema foi de novo abordado na reunião esta manhã, e há um enorme consenso entre todos os países na razoabilidade, na importância de isto se concretizar para Portugal, portanto não esperamos nenhuma surpresa até que formalmente o processo esteja concluído, e esperamos ainda este mês fazer uma amortização significativa da dívida ao FMI", disse.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)