Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Portugal e Colômbia vão cooperar na área da Defesa

Acordo prevê a utilização de meios portugueses, como submarinos e navios patrulha.
Lusa 30 de Outubro de 2014 às 06:12
Acordo foi decidido numa reunião bilateral entre Aguiar-Branco e o seu homólogo colombiano, Juan Carlos Pinzón
Acordo foi decidido numa reunião bilateral entre Aguiar-Branco e o seu homólogo colombiano, Juan Carlos Pinzón FOTO: Leonardo Munoz/PA

O ministro da Defesa anunciou que Portugal e a Colômbia vão estabelecer um acordo de cooperação na área da Defesa que prevê a utilização de meios portugueses, como submarinos e navios patrulha, por aquele país da América Latina.

O acordo foi decidido numa reunião bilateral entre Aguiar-Branco e o seu homólogo colombiano, Juan Carlos Pinzón, que decorreu na quarta-feira, na capital da Colômbia, Bogotá.

A reunião foi "muito positiva" e, do ponto de vista político, ficou acordado que Portugal e a Colômbia vão estabelecer o acordo de cooperação na área da defesa, que irá ser trabalhado até o primeiro semestre de 2015, disse à agência Lusa Aguiar-Branco.

Na reunião, "convidei o ministro da defesa da Colômbia a ir a Portugal no primeiro semestre de 2015 e, nessa altura, podemos assinar o acordo, que regerá as relações" entre os dois países na área da Defesa, disse Aguiar-Branco.

Segundo o ministro, o acordo irá ter "uma alógica global", mas, na reunião, foram adiantadas algumas áreas específicas, nomeadamente no setor naval, como a utilização pela Colômbia de meios e capacidades portugueses, como submarinos e navios patrulha oceânicos.

Na área de treino e de formação e certificação, o acordo irá permitir que a cooperação entre Portugal e a Colômbia "possa estreitar e facilitar a relação" deste país latino "com a União Europeia e a NATO", o que "é um desejo que a Colômbia tem", explicou o ministro.

Portugal Colômbia América Latina Aguiar-Branco Juan Carlos Pinzón
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)